20 de maio de 2011

3º Encontro Paulista de Museus



O Encontro Paulista de Museus é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura. Desde 2009, reúne anualmente mais de 900 participantes, entre prefeitos, secretários de cultura, dirigentes e profissionais de museus do estado de São Paulo e de todo o país.

O Encontro busca debater aspectos da gestão e da política das instituições museológicas brasileiras, bem como ampliar a rede de interlocução e de colaboração dos museus paulistas.

Como nas edições anteriores, o evento contará a presença de especialistas renomados, em uma programação que tem um duplo propósito. Por um lado, propõe discussões de interesse da comunidade museológica brasileira e, de outro lado, busca estimular os profissionais e dirigentes a estabelecer estratégias de desenvolvimento social e econômico dos municípios e tratar das ações de aperfeiçoamento, qualificação e fortalecimento dos museus paulistas.

O título deste 3º Encontro Paulista de Museus é “Articulando Territórios”, apresentando os museus como equipamentos culturais que, na articulação entre preservação do patrimônio, difusão e pesquisa, são capazes de atuar no incremento do desenvolvimento regional. Realizado em três dias, o evento contemplará em sua programação:
1. Palestras e mesas-redondas sobre temas museológicos atuais;
2. Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais da Cultura;
3. Grupos de Trabalho Regionais;
4. Encontros de Redes de Museus: Museus de Ciências, Museus de Arte e Museus Históricos e Pedagógicos;
5. Lançamento de publicações;
6. Estandes de divulgação institucional de museus e parceiros da Secretaria de Estado da Cultura.
Ofereceremos, também, os almoços e coquetel no próprio local, ampliando os momentos de convívio e de contato entre os participantes.
Público-alvo
O 3º Encontro Paulista de Museus é gratuito e aberto aos profissionais interessados no tema, com destaque para:
• Gestores e profissionais que atuam em museus públicos e privados;
• Autoridades municipais, estaduais e federais que atuam nas áreas da cultura, patrimônio histórico, educação, turismo e desenvolvimento local;
• Pesquisadores que atuam em pesquisas nas áreas da História, Ciência, Tecnologia, Comunicação, Arquitetura e Artes;
• Provedores de soluções para museus e acervos, nos segmentos de conservação, segurança, documentação, pesquisa, museografia e educação;
• Estudantes de pós-graduação, graduação, técnicos e demais interessados em museologia.

Realização 
Sistema Estadual de Museus – SISEM-SP
Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico
Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Informações ou dúvidas
Telefone (11) 2627-8111
Email: sisem@sp.gov.br
www.cultura.sp.gov.br
Commissair
Congresso, Eventos E Turismo
Fone: 11 3816-364

19 de maio de 2011

D.A na palestra " A memória da museologia na Bahia " na Fundação Hansen Bahia em Cachoeira

Aconteceu nesta quarta-feira (18) em Cachoeira, a palestra "A memória da museologia na Bahia). Ministrada pelas museólogas Antonia Barros Pinheiro e Mary Rodrigues do Rio, a palestra será alusiva ao Dia Internacional dos Museus, comemorado todo dia 18 de maio por uma iniciativa do Comitê Internacional de Museus (Icom). A palestra aconteceu no auditório da Fundação Hansen Bahia a partir das 14 horas e reuniu estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), principalmente os graduandos em museologia, bem como a comunidade local.

 Diretório Acadêmico de Muselogia com as museológas Antônia Baros Pinheiro e Mary Rodrigues

16 de maio de 2011

MAM-BA RECEBE ESTUDANTES DA UFRB




O Museu de Arte Moderna da Bahia costuma receber  milhares de estudantes por ano, que buscam no Museu informações e respostas que complementem seus trabalhos universitários. Seja para o visitante, ou futuros profissionais ligados a arte, o MAM-BA é um lugar único, fonte inesgotável de história e aprendizado.

Na sexta-feira, 29 de abril, o Museu recebeu uma visita inusitada. Quatro estudantes do 1º semestre de Museologia, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB dirigiram mais de 100 km para a realização de um trabalho sobre o MAM-BA. Aspectos como museografia, expográfia, ações educativas e documentação do acervo, dentre outras atividades técnicas do Museu foram levadas em questão. Além da visita, os universitários foram presenteados com quatro exemplares de livros, contendo o acervo museológico, que estará disponível na biblioteca da universidade.


por Luiz Oliveira

Estágiario de Comunicação

do Museu de Arte Moderna da Bahia –MAM BA

CoordenAÇÃO !











 A  professora e mestre em Museologia Ana Paula Pacheco parabeniza  a chapa MusealizAÇÃO pela eleição e acredita que “este  será o inicio de uma parceiria mais efetiva entre os alunos e o colegiado”.

A frente da coordenação do colegiado de Museologia, Ana Paula vem demonstrado empenho e obstinação em posicionar o curso de Museologia entre os cursos de excelência da UFRB.  Isso é evidênciado  por meio da inauguração dos Laboratórios de Conservação e Restauro de Bens Culturais,  o de Documentação e Arquivologia e o de Técnicas e Processos Artísticos. Segundo Ana Paula  “os laboratórios servirão como espaços de ensino, pesquisa e extensão para professores, alunos e as comunidades do Recõncavo”. Além dos laboratórios, novos títulos do campo da Museologia já encontram-se disponiveis na biblioteca do CAHl, resultados das parceirias entre instituições museológicas, de todo o país, o IBRAM e o colegiado de Museologia. 

MUSEALIZAÇÕES: As primeiras ações do D.A.MU 2011


Mnemozine é a primeira publicação mensal diretamente relacionada ao curso de Museologia da UFRB. Uma inovadora iniciativa que visa divulgar projetos e ações implantadas pela nova gestão do Diretório Acadêmico de Museologia. Abaixo apresentamos a agenda das ações objetivadas pelo D.A.MU 2011 para os próximos meses.

Maio 2011
Representantes dos Estudantes de Museologia
1ª Reunião com os alunos representantes de sala, do primeiro ao sétimo semestre, do curso de museologia para apontamentos sobre as ações objetivadas para o primeiro semestre de 2011.

Junho 2011
- Adequação do Estatuto do D.A de Museologia 
 1º Assembléia dos alunos do curso de Museologia para assuntos de adequação do estatuto do Diretório Acadêmico do curso de Museologia.

- Encontros – Museus: Memórias Profissionais
 Mediações teóricas, bimestrais, que trarão ao CAHL/UFRB renomados profissionais do campo da Museologia que, por meio de palestras e oficinas, poderão dialogar sobre suas experiências em museus.

Eleição Diretório Acadêmico de Museologia

A chapa MusealizAÇÃO agradece os votos dos alunos do curso de Museologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.  A equipe eleita, para a gestão 2011 do Diretório Acadêmico de Museologia, acredita na potencialidade de uma representação estudantil multidisciplinar e diversificada, ao objetivar o desenvolvimento teórico e prático dos emergentes profissionais em museologia, alunos do Centro de Artes Humanidade e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

20 de abril de 2010

Relatório da Reunião do D.A com pauta única viagem para Brasília

Hoje, foram criadas comissões para a realização da viagem à Brasília que ficou definido assim:

Comissão de comunicação - responsável para entrar em contato com outros D.A principalmente com o de Brasília para conseguir alojamento, alimentação e diferentes informações sobre o evento.
INTEGRANTES: Sura e Claudete (5°semestre)

Comissão de finanças-responsável por arranjar meios para arrecadação de verbas destinadas a diária de motoristas, combustível e o que for necessário para que a viagem seja realizada e que tenha uma grande participação dos estudantes de museologia. INTEGRANTES: José Junior (3° semestre), Luiz e Paulo
(1° semestre)

Comissão para contato- criada para conseguir parcerias com órgãos ligados a museu, patrimônio e áreas afins, fazer o pedido do ônibus e de lista de alunos que estão interessados em participar.INTEGRANTES: Idaiane e Neila (5° SEMESTRE)


Quem tiver interesse em participar de alguma comissão é só entrar em contato com os membros que já fazem parte.

27 de fevereiro de 2010

Museu



Palavra “MUSEU” , de origem grega, significa “templo das musas”., e já era usado em Alexandria para designar o local destinado ao estudo das artes e das ciências. Hoje, o International Concil of Museums a instituição que conserva coleções de objetos de arte ou ciências, para fins de preservação ou apresentação pública.
Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum. O segundo museu público foi criado em 1759, por obra do parlamento inglês, na aquisição da coleção de Hans Sloane (1660-1753), que deu origem ao Museu Britânico. O primeiro museu público só foi criado, na França, pelo Governo Revolucionário, em 1793: o Museu do Louvre, com coleções acessíveis a todos, com finalidade recreativa e cultural.O Séc. XIX surgem muitos dos mais importantes museus em todo o mundo, a partir de coleções particulares que se tornam públicas: Museu do Prado (Espanha), Museu Mauritshuis (Holanda).Somente em 1870, nos Estados Unidos, é fundado o Museu Metropolitano de Arte, em Nova York.
No Brasil, o primeiro museu data de 1862, o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (Pernambuco). Os outros museus brasileiros foram todos fundados durante o século XX, sendo o mais importante, pela qualidade do acervo, o MASP - Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947.
Referências:
Besset, Maurice. "Obras, espacios, miradas. El museo en la historia del arte contemporáneo", in A&V-Monografías de Arquitectura y Vivienda, Madrid, 1993
BOURDIEU, Pierre e DARBEL, Alain. L’amour de l’art: les musées et leur public. Paris, Minuit, 1966
DELOCHE, Bernard. Museologica. Contradictions et logique du musée. Pref. André Desvallées. Éditions W, Mâcon,1989
Enciclopædia Britannica do Brasil
SHERMAN, Daniel J., ROGOFF, Irith (ed.) et alii. Museum Culture. Histories. Discourses. Spectacles.