18 de novembro de 2011

Carta Aberta à Classe Museológica Nordestina


Antonio Marcos Passos, Presidente do COREM- Região 01, divulga carta aberta à Classe Museológica Nordestina convocando candidatos para eleições do Conselho Regional de Museologia 1ª Região (Nordeste, exceto Piauí).






Salvador, 18 de novembro de 2011


Aos

ILMOS. COLEGAS MUSEÓLOGOS E MUSEÓLOGAS

NESTA

Região Nordeste



Prezados Colegas,



Sempre falamos e ouvimos que “é necessária a renovação dos quadros da Museologia”, “que os mais novos precisam de chances para alcançar os postos de trabalhos”, que “o outro esta fazendo, mas com certeza nós faríamos melhor”. Entretanto, no momento do discurso se tornar prática NADA ACONTECE. Existe uma APATIA, um distanciamento, uma ausência inexplicável de projeto de futuro do profissional museólogo e sua profissão. Nestas horas paro e penso “como poderemos mudar alguma coisa se a grande maioria não se dispõe a se envolver com sua profissão?”.



Bem, iniciamos a convocação para eleições do Conselho Regional de Museologia 1ª Região (Nordeste, exceto Piauí) em 26 de novembro. Existem 02 (duas) vagas para representantes do COREM no COFEM, e mais 03 (três) vagas para o COREM 1R. Até o presente momento temos apenas dois candidatos. É assim que vamos mudar alguma coisa? É assim que faremos uma Museologia Forte? É assim que vamos materializar os documentos históricos como a Mesa Redonda de Santiago do Chile, Política Nacional de Museus e dezenas de outros que em todos os Encontros são exaltados?



Esperamos que a CLASSE MUSEOLÓGICAS NORDESTINA formada por museólogos dentro e fora dos Museus, Universidades, Cursos de Museologia, Diretorias, Empresas, ONGs participem do Conselho Regional de Museologia 1ª Região para que tenhamos um CONSELHO FORTE, pois nossa profissão merece.



Sabemos das dificuldades no mercado de trabalho o que envolve ausência de salários justos, poucos concursos, ausência de capacitação regular, e consequente ausência de qualidade de vida para os profissionais museólogos e suas famílias. Mas precisamos realizar novos saltos, que só acontecerão com a participação de todos e claro muita LUTA!!!



Precisamos mudar as MENTALIDADES de FUTURO para nossa Profissão. Precisamos RECOMEÇAR para fazer um final bem diferente do que temos hoje. Precisamos ACREDITAR que cada um de nós em conjunto podemos conquistar importantes vitórias para nossa profissão. PRECISAMOS DA PARTICIPAÇÃO DE TODOS.



Sem mais, agradeço desde já a contribuição dos Conselheiros que já passaram pelo COREM 1R e os atuais, que diferentes da maioria acreditam em uma Museologia digna para todos, e trabalham para defender os interesses da profissão e de seus profissionais.



Com respeito espero uma posição desta Classe que outrora já deu grandes respostas à sérios problemas.



Cordialmente.



Antonio Marcos Passos

COREM 221.I

Presidente do COREM 1R

5 de novembro de 2011

ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE MUSEOLOGIA | CAHL - UFRB

O Diretório Acadêmico de Museologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia disponibiliza, para consulta - em formato digital, o Estatuto vigente do Diretório Acadêmico de Museologia do Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL/UFRB.








         

          Como parte da implantação de suas propostas iniciais, o D.A.MU pretende reformular seu estatuto, vigente, em uma Assembléia Geral com os estudantes de Museologia da UFRB.
Para tanto, faz-se necessário o conhecimento prévio de seu conteúdo. Com isso, o Diretório viabiliza a  divulgação, digital e impressa, do mesmo.

NOVO Blog do Diretório Acadêmico de Museologia


O Blog do Diretório Acadêmico de Museologia  do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia está de 'cara nova'.


Com um formato mais dinâmico, o blog pretende se adequar a nova fase do Diretório Acadêmico, - gestão 2011, que visa a promover a aproximação  dos estudantes com o campo Museológico Nacional, em um cenário de virtualidade conceitual.


        O  D. A.MU vivencia um momento de celebração, pois está preste a implantar duas de suas propostas iniciais: o ENCONTRO DE MEDIAÇÕES MUSEOLÓGICAS: PROFISSIONAIS DE MUSEUS | MEMORIAS PROFISSIONAIS que será realizado no dia 13 de Dezembro de 2011, a partir das 13h, no Auditório do Centro de Artes Humanidades e Letras;  a REFORMULAÇÃO DE SEU ESTATUTO VIGENTE. 


As inscrições para o Encontro de Mediações Museológicas já estão abertas, 
confira no sitewww.mediacoesmuseologicas.blogspot.com | Cópias do atual Estatuto já foram entregues aos respectivos representantes de sala, para que os aulos avaliem e possam pontuar as adequações em reunião do D.A.MU.



Cabe a nós, estudates de Museologia, incentivar essas iniciativas pois somos os maiores beneficiados dessas ações.



Diretrizes para Comunicações Orais

  | DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS |
        Estão abertas as inscrições para as comunicações orais no Encontro de Mediações Museológicas: Profissionais de Museus | Memórias Profissionais. As propostas deverão ser submetidas no período de 04 a 25 DE NOVEMBRO de 2011, enviadas para o e-mail mediacoesmuseologicas@gmail.com. As propostas enviadas serão analisadas pela Comissão Cientifica do Encontro, compostos por membros do Colegiado de Museologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Quatro trabalhos serão selecionados. Os autores dos trabalhos devem estar inscritos no Encontro de Mediações Museológicas: Memórias Profissionais | Profissionais de Museus. A lista dos aprovados será divulgada no dia 05 de DEZEMBRO de 2011 no site oficia do encontro.




INSCRIÇÕES | PROGRAMAÇÃO  | INFORMAÇÕES 




ENCONTRO DE MEDIAÇÕES MUSEOLÓGICAS - UFRB | INSCRIÇÕES ABERTAS


Encontro de Mediações Museológicas: Profissionais de Museus | Memórias Profissionais - 13 de Dezembro | 13h às 18h | CAHL- UFRB




Estão abertas as inscrições para o ENCONTRO DE MEDIAÇÕES MUSEOLÓGICAS: PROFISSIONAIS DE MUSEUS | MEMÓRIAS PROFISSIONAIS.  


Para efetuar a inscrição é necessário encaminhar os dados abaixo para o e-mail mediacoesmuseologicas@gmail.com:
 - NOME COMPLETO:
-  CURSO:
-  PERÍODO/SEMESTRE:
-  INSTITUIÇÃO:
-  TELEFONE DE CONTATO.

ATENÇÃO !
A INSCRIÇÃO É GRATUITA.

Informamos que as inscrições SOMENTE serão feitas, via e-mail, até o dia 09 de Dezembro de 2011
Após o término da inscrição, verifiquem a mensagem de confirmação que será endereçada ao e-mail inscrito.


O  Encontros de Mediações Museológicas: 
Profissionais de Museus | Memórias Profissionais, que será realizado no dia 13 de Dezembro de 2011, a partir das 13h, noCentro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, objetiva oferecer aos alunos de Graduação em Museologia um diálogo, em um cenário conceitual, diretamente com os profissionais de museus vinculados às instituições museológicas baianas, à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) e ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Em sua primeira edição, o encontro contará com a presença das Museólogas Maria Célia Moura - diretora da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC); Ilma VilasBoas –  Instituto Feminino da Bahia; Alba Tereza Boente – Coordenadora  do Parque Histórico Castro Alves e o Museólogo Antonio Marcos de Oliveira - Presidente do Conselho Regional de Museologia – Região 1.   Com o apoio da Reitoria de Extensão Universitária - PROEXT, o Colegiado de Museologia e o Diretório Acadêmico - D.A.MU, o Encontro de Mediações Museológicas se caracteriza como um espaço de articulação, e incentivo,  aos atores sociais envolvidos no contexto cultural dos museus. Diretrizes motivadoras para as apresentações das Comunicações dos estudantes de Museologia.  Portanto, essa será uma iniciativa enriquecedora que viabilizará a fruição de ações museológicas, desenvolvidas pelos Alunos de Graduação em Museologia, nas diversas instituições museológicas do estado da Bahia, em uma perspectiva democrática e participativa.



INSCRIÇÕES | PROGRAMAÇÃO  | INFORMAÇÕES 


Atenciosamente,

Comissão Coordenadora
Encontro de Mediações Museológicas:
Profissionais de Museus | Memórias Profissionais 


18 de outubro de 2011

Reunião do Diretório Acadêmico do Curso de Museologia - UFRB

MEMORANDO
D.A.MUSEOLOGIA
Mem. nº 09/2011/D.A.MU./CAHL/UFRB
Cachoeira, 19 de outubro de 2011

Aos Alunos do Curso de Graduação em Museologia da UFRB     

Assunto: Reunião com o Diretório Acadêmico do Curso de Graduação em Museologia, em 26/10/2011, quarta-feira, com início às 17h, na sala dos DA´s (sala 23).

Prezados parceiros, alunos do Curso de Graduação em Museologia da UFRB, convidamos todos para a Reunião a ser realizada na sala dos DA´s (sala 23)  no prédio do CAHL a partir das17h do dia em 26/10/2011, quarta-feira.
Pautas:
-  Mobilizações junto ao Museu do IPHAN em Cachoeira;
- Projeto de Extensão Universitária | Encontros de Mediações Museológicas: Profissionais de Museus – Museus Profissionais;
- Ressaltas sobre a Reformulação do Estatuto do Diretório Acadêmico de Museologia UFRB.

Aguardamos a presença dos alunos, dispostos a acrescentarem propostas e direcionamentos significativos curso de graduação em Museologia da UFRB.
Assessoria de Comunicação
D.A Museologia

27 de agosto de 2011

Reunião Extraordinária do D.A.MU, em 30/08/2011, terça-feira, com início às 17h, na sala dos DA´s (sala 23).

Prezados parceiros, alunos do Curso de Graduação em Museologia da UFRB, convidamos todos para a Reunião a ser realizada na sala dos DA´s (sala 23)  no prédio do CAHL a partir das 17h do dia em 30/08/2011, terça-feira, onde iremos discutir o posicionamento dos estudantes de Museologia, CAHL/UFRB, junto a possível paralisação dos estudantes.

Assessoria de Comunicação
D.A Museologia

24 de agosto de 2011

Reunião com o Diretório Acadêmico do Curso de Graduação em Museologia, em 05/09/2011, segunda-feira, com início às 17h, na sala dos DA´s (sala 23).

MEMORANDO
D.A.MUSEOLOGIA
Mem. nº 08/2011/D.A.MU./CAHL/UFRB
Cachoeira, 24 de agosto de 2011

Aos Alunos do Curso de Graduação em Museologia da UFRB     

Assunto: Reunião com o Diretório Acadêmico do Curso de Graduação em Museologia, em 05/09/2011, segunda-feira, com início às 17h, na sala dos DA´s (sala 23).

Prezados parceiros, alunos do Curso de Graduação em Museologia da UFRB, convidamos todos para a Reunião a ser realizada na sala dos DA´s (sala 23)  no prédio do CAHL a partir das17h do dia em 05/09/2011, segunda-feira.
Pautas:
- III Encontro Regional dos Estudantes de Museologia -EREMU;
- Transporte e Alojamento para o III Encontro Baiano de Museus – Ilhéus/BA ;
- Encontros de Mediações Museológicas: Profissionais de Museus |Memórias Profissionais;
- A definição da data da Assembléia Geral para a Reformulação do Estatuto do Diretório Acadêmico de Museologia da UFRB (com entrega das cópias do estatuto).

Aguardamos a presença dos alunos, dispostos a acrescentarem propostas e direcionamentos significativos curso de graduação em Museologia da UFRB.
Assessoria de Comunicação
D.A Museologia

12 de agosto de 2011

III ENCONTRO BAIANO DE MUSEUS SERÁ REALIZADO EM ILHÉUS



A cidade de Ilhéus, a 456 km de Salvador, vai sediar o III Encontro Baiano de Museus, que este ano tem como tema principal “Museu, Território e Inclusão Sociocultural”. O encontro anual é uma ação da Secretaria da Cultura através da Diretoria de Museus do IPAC e tem como principal objetivo discutir políticas públicas que levem ao desenvolvimento e a melhoria do setor museológico, além de promover a troca de experiências entre profissionais da área.

A abertura acontece no dia 21 de setembro, às 8h30, no Teatro Municipal, com a participação do secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, do diretor-geral do IPAC, Frederico Mendonça e da diretora de Museus, Maria Célia Moura Santos.

De 21 a 23 de setembro, serão discutidos sobre temas diversos como inclusão sociocultural, acessibilidade e desenvolvimento comunitário. Além de palestras, serão realizados minicursos, reunião das Redes de Educadores em Museus e da Rede de Técnicos de Museus Universitários. O primeiro dia do encontro será dedicado à Conferência Setorial com a escolha dos delegados que irão representar os museólogos baianos na Conferência Estadual de Cultura.

Entre os palestrantes estão o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), José do Nascimento Junior, o superintendente de Cultura e Desenvolvimento Territorial do Estado, Adalberto Santos, o diretor do IBRAM, Mario Chagas, o professor José Claudio Alves de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia e a convidada internacional do encontro, a museóloga mexicana Miriam Arroyo. Com larga experiência na área de museus e escolas comunitárias, ela falará sobre “Museu, Território e Inclusão Sociocultural”.

O III Encontro Baiano de Museus irá movimentar vários espaços de Ilhéus, como a Academia de Letras, a Casa Jorge Amado, o Memorial Misael Tavares, o Teatro Municipal, além da praça Pedro Mattos onde serão realizadas diversas atividades culturais. “Fizemos questão de realizar este encontro no interior para reforçar nosso objetivo de desenvolver políticas públicas que promovam a integração dos vários espaços museais existentes no estado”, afirma Maria Célia Moura Santos, da Diretoria de Museus.

A cidade de Ilhéus foi escolhida para sediar o encontro através de votação, vencendo a disputa travada com as cidades de Salvador e Cachoeira. Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, as expectativas são as melhores possíveis. “É um ganho cultural para a região que carece de mais informações sobre conservação, dinamização e difusão de seus acervos. Um evento dessa magnitude é tão importante quanto necessário para a atualização e requalificação dos profissionais do interior do estado e para a construção de políticas públicas para o setor”, afirma.

Aqueles que estiverem no evento poderão, ainda, participar de três minicursos: Inclusão Sociocultural em Museus com Gabriela Aidar, coordenadora do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo; Acessibilidade em Museus com Valéria Laena, do Memorial da Cultura Cearense, do Centro cultural Dragão do Mar (CE); e Museus, Territórios e Desenvolvimento Comunitário, com Miriam Arroyo.

Em 2010, o Encontro foi realizado em Salvador e contou com a participação de 48 instituições da capital e 31 do interior. Para este ano a expectativa é de superar este número. As inscrições para participar do encontro e dos minicursos estão abertas e podem ser feitas até 14 de setembro.


Após preencher da ficha de inscrição, enviar para o email: encontrobaianodemuseus@gmail.com

Mais informações pelo telefone (71) 3117-6381.

20 de julho de 2011

IV Encontro Nacional de Estudantes de Museologia - IV ENEMU

O mais importante evento dos Estudantes de Museologia, do Brasil, aconteceu entre os dias 10 e 15 de julho, na Cidade de Goiânia-GO. Estiveram presentes, representantes das Escolas de Museologia da Bahia, Brasília, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. National Meeting Of Students Of Museology Rencontre Nationale des Etudiants de la muséologie Encuentro Nacional de Estudiantes de la Museología IV ENEMU-GO 11 a 15 de Julho de 2011 FACULDADE DE EDUCAÇÃO - Goiânia-Goiás, Brasil




Delegações de Museologia.

1ª Mesa sobre Museologia e movimento estudantil.



Profº Mário Chagas marcou presença, 'surpresa', no evento.


 Assembléia para a formação e adequação do estatuto
 da Executiva Nacional dos Estudantes de Museologia - EXNEMU. 

Executiva Nacional dos estudantes de Museologia - EXNEMU.


Mascote do IV ENEMU.

Fotos: facebook.com
Fonte: http://www.ivenemu.blogspot.com/

1 de junho de 2011

Convocação dos Alunos, do primeiro ao sétimo semestre, do Curso de Museologia para Reunião do Diretório Acadêmico do Curso de Graduação em Museologia, em 03/06/2011, sexta-feira, com início às 17h, na sala dos DA´s (sala 23).


Prezados parceiros, alunos do Curso de Graduação em Museologia da UFRB, convidamos todos para a Reunião a ser realizada na sala dos DA´s (sala 23)  no prédio do CAHL a partir das17h do dia em 03/06/2011, sexta-feira.
Pauta:
- IV Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia;
Resoluções sobre o esquema de distribuição de vagas para a viagem ao IV Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia, em Goiás.
Aguardamos a presença dos alunos, dispostos a acrescentarem propostas e direcionamentos significativos para os futuros profissionais do campo da Museologia, oriundos do curso de graduação em Museologia da UFRB.
 
Assessoria de Comunicação
D.A Museologia

26 de maio de 2011

1ª Reunião da Gestão 2011 do Diretório Acadêmico de Museologia da UFRB


No Ultimo dia 24/05 foi realizada, NA SALA DOS DA´Sdo CAHL, a 1ª Reunião da Gestão 2011 do Diretório Acadêmico de Museologia da UFRB, onde foi discutido quatro pautas:

- IV Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia
- A implantação do Instituto Baiano dee Museus;
- Projetos de Extensão Universitária;
- A Reformulação do Estatuto do Diretório Acadêmico.


Ficou acertado que a divisão das vagas para a viagem ao ENEMU será decidida na próxima reunião, marcada para o dia 06/06 as 17h, na Sala dos DA´S. As vagas serão divididas mediante prévia discussão entre o representante de cada semestre do curso de Museologia e os alunos, juntamente a votação que será feita em reunião. 



Na pauta sobre a implantação do Instituto Baiano de Museus - IBAM, foi levado em reunião as discussões apontadas pelo presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), José do Nascimento Júnior, e Maria Célia Moura Santos, diretora de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) sobre as articulações implantadas pelo Sistema Estadual de Museus na implantação do instituo.


A Reformulação do Estatuto será feita gradativamente. Estará disponível, na Xerox do CAHL, na pasta do D.A.MU, o estatuto original e um texto com os apontamentos levantados e propostos pela gestão 2011 do D.A.MU para a readequação do estatuto. CABE AOS ALUNOS LEREM O ESTATUTO E LEVAREM EM REUNIÃO, que será marcada para a segunda quinzena de Junho, suas propostas e apontamentos.

20 de maio de 2011

3º Encontro Paulista de Museus



O Encontro Paulista de Museus é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura. Desde 2009, reúne anualmente mais de 900 participantes, entre prefeitos, secretários de cultura, dirigentes e profissionais de museus do estado de São Paulo e de todo o país.

O Encontro busca debater aspectos da gestão e da política das instituições museológicas brasileiras, bem como ampliar a rede de interlocução e de colaboração dos museus paulistas.

Como nas edições anteriores, o evento contará a presença de especialistas renomados, em uma programação que tem um duplo propósito. Por um lado, propõe discussões de interesse da comunidade museológica brasileira e, de outro lado, busca estimular os profissionais e dirigentes a estabelecer estratégias de desenvolvimento social e econômico dos municípios e tratar das ações de aperfeiçoamento, qualificação e fortalecimento dos museus paulistas.

O título deste 3º Encontro Paulista de Museus é “Articulando Territórios”, apresentando os museus como equipamentos culturais que, na articulação entre preservação do patrimônio, difusão e pesquisa, são capazes de atuar no incremento do desenvolvimento regional. Realizado em três dias, o evento contemplará em sua programação:
1. Palestras e mesas-redondas sobre temas museológicos atuais;
2. Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais da Cultura;
3. Grupos de Trabalho Regionais;
4. Encontros de Redes de Museus: Museus de Ciências, Museus de Arte e Museus Históricos e Pedagógicos;
5. Lançamento de publicações;
6. Estandes de divulgação institucional de museus e parceiros da Secretaria de Estado da Cultura.
Ofereceremos, também, os almoços e coquetel no próprio local, ampliando os momentos de convívio e de contato entre os participantes.
Público-alvo
O 3º Encontro Paulista de Museus é gratuito e aberto aos profissionais interessados no tema, com destaque para:
• Gestores e profissionais que atuam em museus públicos e privados;
• Autoridades municipais, estaduais e federais que atuam nas áreas da cultura, patrimônio histórico, educação, turismo e desenvolvimento local;
• Pesquisadores que atuam em pesquisas nas áreas da História, Ciência, Tecnologia, Comunicação, Arquitetura e Artes;
• Provedores de soluções para museus e acervos, nos segmentos de conservação, segurança, documentação, pesquisa, museografia e educação;
• Estudantes de pós-graduação, graduação, técnicos e demais interessados em museologia.

Realização 
Sistema Estadual de Museus – SISEM-SP
Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico
Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Informações ou dúvidas
Telefone (11) 2627-8111
Email: sisem@sp.gov.br
www.cultura.sp.gov.br
Commissair
Congresso, Eventos E Turismo
Fone: 11 3816-364

19 de maio de 2011

D.A na palestra " A memória da museologia na Bahia " na Fundação Hansen Bahia em Cachoeira

Aconteceu nesta quarta-feira (18) em Cachoeira, a palestra "A memória da museologia na Bahia). Ministrada pelas museólogas Antonia Barros Pinheiro e Mary Rodrigues do Rio, a palestra será alusiva ao Dia Internacional dos Museus, comemorado todo dia 18 de maio por uma iniciativa do Comitê Internacional de Museus (Icom). A palestra aconteceu no auditório da Fundação Hansen Bahia a partir das 14 horas e reuniu estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), principalmente os graduandos em museologia, bem como a comunidade local.

 Diretório Acadêmico de Muselogia com as museológas Antônia Baros Pinheiro e Mary Rodrigues

16 de maio de 2011

MAM-BA RECEBE ESTUDANTES DA UFRB




O Museu de Arte Moderna da Bahia costuma receber  milhares de estudantes por ano, que buscam no Museu informações e respostas que complementem seus trabalhos universitários. Seja para o visitante, ou futuros profissionais ligados a arte, o MAM-BA é um lugar único, fonte inesgotável de história e aprendizado.

Na sexta-feira, 29 de abril, o Museu recebeu uma visita inusitada. Quatro estudantes do 1º semestre de Museologia, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB dirigiram mais de 100 km para a realização de um trabalho sobre o MAM-BA. Aspectos como museografia, expográfia, ações educativas e documentação do acervo, dentre outras atividades técnicas do Museu foram levadas em questão. Além da visita, os universitários foram presenteados com quatro exemplares de livros, contendo o acervo museológico, que estará disponível na biblioteca da universidade.


por Luiz Oliveira

Estágiario de Comunicação

do Museu de Arte Moderna da Bahia –MAM BA

CoordenAÇÃO !











 A  professora e mestre em Museologia Ana Paula Pacheco parabeniza  a chapa MusealizAÇÃO pela eleição e acredita que “este  será o inicio de uma parceiria mais efetiva entre os alunos e o colegiado”.

A frente da coordenação do colegiado de Museologia, Ana Paula vem demonstrado empenho e obstinação em posicionar o curso de Museologia entre os cursos de excelência da UFRB.  Isso é evidênciado  por meio da inauguração dos Laboratórios de Conservação e Restauro de Bens Culturais,  o de Documentação e Arquivologia e o de Técnicas e Processos Artísticos. Segundo Ana Paula  “os laboratórios servirão como espaços de ensino, pesquisa e extensão para professores, alunos e as comunidades do Recõncavo”. Além dos laboratórios, novos títulos do campo da Museologia já encontram-se disponiveis na biblioteca do CAHl, resultados das parceirias entre instituições museológicas, de todo o país, o IBRAM e o colegiado de Museologia. 

MUSEALIZAÇÕES: As primeiras ações do D.A.MU 2011


Mnemozine é a primeira publicação mensal diretamente relacionada ao curso de Museologia da UFRB. Uma inovadora iniciativa que visa divulgar projetos e ações implantadas pela nova gestão do Diretório Acadêmico de Museologia. Abaixo apresentamos a agenda das ações objetivadas pelo D.A.MU 2011 para os próximos meses.

Maio 2011
Representantes dos Estudantes de Museologia
1ª Reunião com os alunos representantes de sala, do primeiro ao sétimo semestre, do curso de museologia para apontamentos sobre as ações objetivadas para o primeiro semestre de 2011.

Junho 2011
- Adequação do Estatuto do D.A de Museologia 
 1º Assembléia dos alunos do curso de Museologia para assuntos de adequação do estatuto do Diretório Acadêmico do curso de Museologia.

- Encontros – Museus: Memórias Profissionais
 Mediações teóricas, bimestrais, que trarão ao CAHL/UFRB renomados profissionais do campo da Museologia que, por meio de palestras e oficinas, poderão dialogar sobre suas experiências em museus.

Eleição Diretório Acadêmico de Museologia

A chapa MusealizAÇÃO agradece os votos dos alunos do curso de Museologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.  A equipe eleita, para a gestão 2011 do Diretório Acadêmico de Museologia, acredita na potencialidade de uma representação estudantil multidisciplinar e diversificada, ao objetivar o desenvolvimento teórico e prático dos emergentes profissionais em museologia, alunos do Centro de Artes Humanidade e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

20 de abril de 2010

Relatório da Reunião do D.A com pauta única viagem para Brasília

Hoje, foram criadas comissões para a realização da viagem à Brasília que ficou definido assim:

Comissão de comunicação - responsável para entrar em contato com outros D.A principalmente com o de Brasília para conseguir alojamento, alimentação e diferentes informações sobre o evento.
INTEGRANTES: Sura e Claudete (5°semestre)

Comissão de finanças-responsável por arranjar meios para arrecadação de verbas destinadas a diária de motoristas, combustível e o que for necessário para que a viagem seja realizada e que tenha uma grande participação dos estudantes de museologia. INTEGRANTES: José Junior (3° semestre), Luiz e Paulo
(1° semestre)

Comissão para contato- criada para conseguir parcerias com órgãos ligados a museu, patrimônio e áreas afins, fazer o pedido do ônibus e de lista de alunos que estão interessados em participar.INTEGRANTES: Idaiane e Neila (5° SEMESTRE)


Quem tiver interesse em participar de alguma comissão é só entrar em contato com os membros que já fazem parte.

27 de fevereiro de 2010

Museu



Palavra “MUSEU” , de origem grega, significa “templo das musas”., e já era usado em Alexandria para designar o local destinado ao estudo das artes e das ciências. Hoje, o International Concil of Museums a instituição que conserva coleções de objetos de arte ou ciências, para fins de preservação ou apresentação pública.
Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum. O segundo museu público foi criado em 1759, por obra do parlamento inglês, na aquisição da coleção de Hans Sloane (1660-1753), que deu origem ao Museu Britânico. O primeiro museu público só foi criado, na França, pelo Governo Revolucionário, em 1793: o Museu do Louvre, com coleções acessíveis a todos, com finalidade recreativa e cultural.O Séc. XIX surgem muitos dos mais importantes museus em todo o mundo, a partir de coleções particulares que se tornam públicas: Museu do Prado (Espanha), Museu Mauritshuis (Holanda).Somente em 1870, nos Estados Unidos, é fundado o Museu Metropolitano de Arte, em Nova York.
No Brasil, o primeiro museu data de 1862, o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (Pernambuco). Os outros museus brasileiros foram todos fundados durante o século XX, sendo o mais importante, pela qualidade do acervo, o MASP - Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947.
Referências:
Besset, Maurice. "Obras, espacios, miradas. El museo en la historia del arte contemporáneo", in A&V-Monografías de Arquitectura y Vivienda, Madrid, 1993
BOURDIEU, Pierre e DARBEL, Alain. L’amour de l’art: les musées et leur public. Paris, Minuit, 1966
DELOCHE, Bernard. Museologica. Contradictions et logique du musée. Pref. André Desvallées. Éditions W, Mâcon,1989
Enciclopædia Britannica do Brasil
SHERMAN, Daniel J., ROGOFF, Irith (ed.) et alii. Museum Culture. Histories. Discourses. Spectacles.