O Coletivo Acadêmico é a associação estudantil que representa os estudantes do curso de Museologia dentro da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – e em dados momentos, fora dela também. Temos como dever assegurar os interesses estudantis relativos a melhorias no curso (desde planejamento de novas disciplinas, até a melhoria nos laboratórios), organização de eventos e palestras, representação no Colegiado de Museologia, dentre outras funções. Visamos à maior integração e interação dos estudantes, para que juntos possamos alcançar novas conquistas que só virão a beneficiar nossa passagem pela instituição, assim como as gerações futuras. Estamos aqui, portanto, para discutir soluções para os problemas do curso não apenas entre os membros do Coletivo, mas entre todos os estudantes.
Porque Maloca Queer?
O nome MALOCA aqui é significado para sua verdadeira origem, o local de reunião dos guerreiros indígenas em várias etnias, lugar coletivo para organização da luta e resistência. O termo QUEER é outra poderosa palavra das minorias, designado para o movimento anti-normativo, quebrando as amarras do determinismo sobre a identidade de corpos e sexualidade, subvertendo valores e paradigmas.
Buscamos a construção de algo completamente novo, que unifique a luta estudantil, museológica e coloque em xeque antigas convenções, teorias e práticas, sejam dentro ou fora da universidade. A Museologia requer aos profissionais de hoje e do amanhã a ousadia para avançar rumo aos interesses e anseios da população, principalmente daqueles historicamente EXCLUÍDOS, DESTRUINDO OS ARCAICOS ALICERCES PARA RENASCER O NOVO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário