18 de novembro de 2011

Carta Aberta à Classe Museológica Nordestina


Antonio Marcos Passos, Presidente do COREM- Região 01, divulga carta aberta à Classe Museológica Nordestina convocando candidatos para eleições do Conselho Regional de Museologia 1ª Região (Nordeste, exceto Piauí).






Salvador, 18 de novembro de 2011


Aos

ILMOS. COLEGAS MUSEÓLOGOS E MUSEÓLOGAS

NESTA

Região Nordeste



Prezados Colegas,



Sempre falamos e ouvimos que “é necessária a renovação dos quadros da Museologia”, “que os mais novos precisam de chances para alcançar os postos de trabalhos”, que “o outro esta fazendo, mas com certeza nós faríamos melhor”. Entretanto, no momento do discurso se tornar prática NADA ACONTECE. Existe uma APATIA, um distanciamento, uma ausência inexplicável de projeto de futuro do profissional museólogo e sua profissão. Nestas horas paro e penso “como poderemos mudar alguma coisa se a grande maioria não se dispõe a se envolver com sua profissão?”.



Bem, iniciamos a convocação para eleições do Conselho Regional de Museologia 1ª Região (Nordeste, exceto Piauí) em 26 de novembro. Existem 02 (duas) vagas para representantes do COREM no COFEM, e mais 03 (três) vagas para o COREM 1R. Até o presente momento temos apenas dois candidatos. É assim que vamos mudar alguma coisa? É assim que faremos uma Museologia Forte? É assim que vamos materializar os documentos históricos como a Mesa Redonda de Santiago do Chile, Política Nacional de Museus e dezenas de outros que em todos os Encontros são exaltados?



Esperamos que a CLASSE MUSEOLÓGICAS NORDESTINA formada por museólogos dentro e fora dos Museus, Universidades, Cursos de Museologia, Diretorias, Empresas, ONGs participem do Conselho Regional de Museologia 1ª Região para que tenhamos um CONSELHO FORTE, pois nossa profissão merece.



Sabemos das dificuldades no mercado de trabalho o que envolve ausência de salários justos, poucos concursos, ausência de capacitação regular, e consequente ausência de qualidade de vida para os profissionais museólogos e suas famílias. Mas precisamos realizar novos saltos, que só acontecerão com a participação de todos e claro muita LUTA!!!



Precisamos mudar as MENTALIDADES de FUTURO para nossa Profissão. Precisamos RECOMEÇAR para fazer um final bem diferente do que temos hoje. Precisamos ACREDITAR que cada um de nós em conjunto podemos conquistar importantes vitórias para nossa profissão. PRECISAMOS DA PARTICIPAÇÃO DE TODOS.



Sem mais, agradeço desde já a contribuição dos Conselheiros que já passaram pelo COREM 1R e os atuais, que diferentes da maioria acreditam em uma Museologia digna para todos, e trabalham para defender os interesses da profissão e de seus profissionais.



Com respeito espero uma posição desta Classe que outrora já deu grandes respostas à sérios problemas.



Cordialmente.



Antonio Marcos Passos

COREM 221.I

Presidente do COREM 1R

Nenhum comentário:

Postar um comentário